As melhores marcas de baterias

Você sabia que há registros de que os homens das cavernas já tocassem tambores em rituais sagrados há cerca de 8 mil anos? E que nessa época os bumbos eram feitos de troncos de árvores cobertos com peles de animais? Isso parece muito longe da nossa realidade, afinal o mundo evoluiu, tecnologias surgiram e hoje músicos do mundo inteiro podem ter acesso a excelentes baterias, feitas com materiais próprios para que se possa conseguir um som limpo e agradável.

A cada dia novas baterias vão surgindo no mercado graças à atenção que fábricas e engenheiros têm dado ao assunto, desenvolvendo pesquisas junto a bateristas para que possam desenvolver o melhor em tudo aquilo que compõem uma bateria, como cascos, baquetas, ferragens e pratos, por exemplo.

Entre as marcas que fizeram história no Brasil, está a Odery, que hoje é considerada uma das melhores baterias no mundo. Ela teve seu início como uma Handmade (feita à mão), quando um torneiro ferramenteiro do Mato Grosso do Sul, conhecido como Odery, ao ver-se desempregado, e com 4 filhos para criar, precisou se reinventar. O país vivia uma situação de instabilidade, hiperinflação e incertezas no começo dos anos 90, mas nem por isso ele desistiu de tentar e então passou a fabricar baterias no fundo de seu quintal onde montou uma pequena fábrica que foi conquistando um grande espaço no Brasil. Atualmente, a Odery está presente em feiras nacionais e internacionais na Alemanha, China e Estados Unidos. A marca analisa detalhadamente a matéria-prima necessária à produção de suas baterias. O fornecimento de madeiras, por exemplo, é feito por uma empresa que possui certificação ISO 14001 E DNV, atestando que ela possui uma gestão ambiental, garantindo segurança em todos os processos da empresa no que diz respeito à preservação do meio ambiente e sociedade. Além disso, a empresa desenvolve projetos especiais onde cada tambor e acabamento são únicos. Segundo o próprio catálogo da marca “os cascos são fabricados de forma artesanal sem forçar a colagem o que faz o tambor soar mais natural”.

Bateria Odery

Ludwig

Outra marca de bateria que é muito respeitada no mercado é a Ludwig, que produziu o seu primeiro Pedal Ludwig Bass Drum em 1909 e teve a sua marca ainda mais difundida em 1964, quando o baterista Ringo Starr apareceu pela primeira vez com sua Ludwig Preto Oyster Pérola Drum Set com os Beatles no The Ed Sullivan Show. Em 1970, a marca se tornou líder no mercado com artistas-chave (que utilizava baterias Ludwig) como o John Bonham do Led Zeppelin. A Ludwig é muito famosa por suas caixas e possui inúmeras opções de configurações, tanto em materiais, acabamentos, tratamentos de cascos e também de ferragens.

Bateria Ludwig

Tama

Outra opção muito boa para os bateristas é a marca Tama, que significa “jóia” em japonês, nome da esposa do fundador da empresa, o senhor Hoshino Gakki, que começou a comercializar instrumentos de percussão em 1965. No ano seguinte os 2 modelos principais – Imperial Star e Royal Star – foram introduzidos no mercado dos Estados Unidos, o que resultou em um sucesso imediato, já que a qualidade dos produtos estavam no auge das primeiras marcas da época como a Ludwig, Rogers e Slingerland Tambor Company, porém a um preço muito mais baixo. A Tama foi crescendo e em 1970 foi uma das primeiras empresas a oferecer braços feitos de tambores de metal para colocar baterias e desde então seu sucesso tem crescido constantemente.

Bateria Tama

DW Drums

A DW Drums também não fica para trás. Desde 1972 a marca procura sempre inovar e desenvolver baterias e acessórios com uma enorme dedicação e preocupação em levar instrumentos de qualidade aos músicos. Nos anos 80, a empresa criou diferentes peças de hardware, muito inovadoras, como o suporte de pratos de choque, com duas pernas rotativas – 5500T – e o remote (cabo) – 5502LB – para suprir as necessidades de quem usava pedais DW como Travis Barker, Abe Laboriel Jr., Vinnie Colaiuta, entre outros, e desde então não parou de fabricar instrumentos e acessórios de muita qualidade.

dw drums bateria

Gretsch Drums

Outra marca que está entre uma das preferidas por bateristas de todo o mundo é a Gretsch Drums, graças à sua sonoridade, qualidade, design e credibilidade. A empresa teve início em 1883 por Friedrich Gretsch, que na época tinha apenas 27 anos. Em 1918, o senhor Gretsch, desenvolveu um revolucionário processo de laminação de tambor multi-ply, e, três anos depois, a Gretsch foi reconhecida como a maior fabricante do instrumento musical nos Estados Unidos. Em 1970, o cantor e baterista, Phil Collins, se juntou à banda de rock progressivo – Genesis – e começou uma carreira de muito sucesso com a sua bateria Gretsch, alcançando assim o status multi-platina com a banda e como artista solo.

1970

Em 2007 mais um artista de muito renome se tornou um membro da Gretsch: o baterista Taylor Hawkins da banda Foo Fighters.

Foo Fighters

Em 2008 a empresa celebrou o seu 125º aniversário, e para essa comemoração, lançou uma edição limitada de tambores, e não parou mais de desenvolver equipamentos de muita qualidade para bateristas de todo o mundo.

bateria

Pearl

A Pearl, assim como a Gretsch, também preza muito por qualidade. Ela surgiu em 1945, com a missão de ser a melhor absoluta, em funcionalidade, melhor durabilidade e o melhor som, e para isso realiza, constantemente, pesquisas a fim de encontrar novos materiais de casco e desenvolver técnicas inovadoras para a construção de cascos.

bateria pearl

Mapex

Há 27 anos, a Mapex Drums, marca da fabricante KHS Musical Instruments, tem desenvolvido linhas diferentes de tambores, além de oferecer ampla linha de caixas, hardware e acessórios de vários tipos e modelos. Isso levou a marca a conquistar o mercado de instrumentos musicais em todo o mundo. Qualidade e variedade são suas maiores características.

bateria mapex

Yamaha
A Yamaha surgiu em 1887 e foi fundada por Torakusu Yahama no Japão.

Torukusu
Em 1967 nasceram os primeiros modelos de bateria Yahama.

Yahama história

Um grande diferencial da marca foi a tecnologia Air Seal System, uma inovação que é uma parte vital de sua identidade como fabricante de tambores. Em 1972, o baterista de jazz, Al Foster, que estava em turnê no Japão com o renomado trompetista, compositor e bandleader de jazz norte-americano, Miles Davis, assinou contrato para se tornar um endorser da Yamaha.

Yahama história 2
No decorrer dos anos a marca intensificou sua busca no desenvolvimento de instrumentos de muita qualidade, utilizou a tecnologia a seu favor, e criou peças com sons e acabamentos incríveis.

Sonor
A Sonor surgiu em 1875, fundada por Johannes Link. Em 1925, a empresa era uma das maiores do segmento, tendo 145 funcionários. Por causa da guerra precisou mudar-se para a Alemanha. Em 1965, a fábrica precisou se expandir graças às necessidades do mercado.

sonor bateria

Ao longo das décadas vários artistas renomados fizeram suas apresentações com uma Sonor, dentre eles Phil Rudd da banda AC/DC.

sonor
A marca apóia a melhoria constante de instrumentos de percussão em um nível científico e para isso recebe o auxílio de institutos de pesquisa, musicólogos de renome e grandes artistas.
Há várias marcas de muita qualidade no mercado. Sempre que for comprar uma bateria, faça uma profunda pesquisa sobre qual delas será mais adequada ao seu estilo musical, às suas necessidades e ao valor que você está disposto investir.

Desejamos a você muito sucesso e muita música boa!

Até o nosso próximo post!

Ramon Braga

Comentários: